sábado, 4 de outubro de 2008

Oficina em sala de aula - 03.10.2008

Poesias, poesias, poesias, pequena exposição, carta, rodinha, beijinhos...

A aula foi toda voltada a poesia. Já na dinâmica de chegada, precisamos escolher uma do livro que caísse em nossas mãos, como uma forma de dizer bom dia a turma. Depois de uns minutos, com algumas pessoas ainda chegando, a atividade foi completada e dissemos nossos "bom dia".

O próximo assunto foi poesia mesmo. Eliana foi pra parte teórica do assunto. E nos foi dada outra atividade relacionada com o tema. Dessa vez, escolher uma poesia para tentar interpretar a técnica usada pelo autor. Além disso, ela deu a cada aluno duas folhas de papel e algumas canetinhas, para que expressássemos visualmente no papel o tema do autor.

Depois de trinta minutos de trabalho, houve uma pequena exposição na qual os trabalhos de cada aluno foi colado na parede. Cada um comentaria o porquê de ter feito esse desenho ou escrito aquela frase. As motivações foram diversas, de interrogações representando a falta de ligação com a poesia, ou um desenho por não ser tão fã do estilo, ou um esquema explicando detalhes do que foi lido, também alguns expondo como vêem esse tipo de escrita... Entre outros.

Intervalo. Na volta, Eliana nos deu uma atividade diferente. Envelope e selo para todos: uma carta para ser escrita e enviada a ela, com o objetivo de chegar em sua casa no máximo na quinta-feira. Envelope decorado está valendo, além de algum caso ou história que não seja muito pessoal a ponto de não poder ser contada em sala.

Atividades para a próxima semana definidas. Rodinha tradicional de fim de aula. Algum aluno ficou apavoradíssimo com o fato de estar ao lado de outro homem nessa tradição de fim de aula que envolve beijinhos no rosto. Risada geral. Frases finais, beijinhos finais, palminhas finais.

Um comentário:

Eliana Mara Chiossi disse...

Eu gosto muito dos nossos encontros.
Mas quando você escreve sobre eles, quando você os narra, fica mais saboroso, fica mais interessante.
E passo a gostar mais da lembrança que tenho dos nossos encontros.

Até amanhã!