terça-feira, 23 de setembro de 2008

Observando pessoas

Não há nada melhor do que observar as pessoas em sua volta e tentar adivinhar como é a vida de cada um. Faço esse tipo de coisa quase que diariamente. E o melhor lugar pra se divertir dessa forma é, sem dúvida, um ônibus.

No dia 22/09, na minha volta pra casa depois das aulas, cansadérrima e com fome, me distraí no fundo do ônibus olhando cada pessoa ao meu redor. Estava na última fileira, no banco do meio, o que me permitiu uma boa e discreta visão de todos.

Na janela, à minha direita, estava uma senhora de cabelos curtinhos, com sacolas transparentes cheias daqueles produtos que vemos em armarinhos. Ao lado dela, sentou uma moça bonita fardada (perecia farda de clínica). Ela estava com um desses saquinhos de supermercado com dois pacotes de café dentro. Eu, no meio. Na janela, à esquerda, tinha uma mulher que não reparei muito. Entre ela e eu, uma moça jovem arrumava uns biquinis num saco. Acho que eram reformados. Ainda à esquerda, na janela dos bancos da frente, uma senhora assistindo a paisagem. Ao lado dela, outra senhora que folheava atentamente uma revista TOK & STOK, circulava alguns móveis. Nos bancos do outro lado, mais duas mulheres (nossa, o mundo anda cheio de mulheres!).

Num determinado momento do percurso, um vendedor ambulante trabalhando no ônibus reconheceu a senhora que olhava a paisagem e iniciou-se uma conversa que durou alguns minutos. Conversavam sobre casos de família tão naturalmente que me senti parte da vida deles. Se despediram, ele seguiu caminho, descendo pouco depois das "duas mãos" do Comércio.

O resto da viagem foi parado.

Depois de descrever parte da minha volta pra casa, você pode até pensar que essa coisa de observar vidas alheias é uma atividade meio inútil. Inútil é. Mas é muito bom fazer de vez em quando.

4 comentários:

Fernanda Pedrecal disse...

Já ouvi dizer que esse tipo de exercício - observar as pessoas ao seu redor - é terapêutico, e deve ser mesmo. Só tome cuidado pra não perder o ponto, hein, hehehehehehe... :D

Beijocas!

Aline Dianna disse...

Só tome cuidado pra não perder o ponto, hein [2]

Eu adoro observar as pessoas no ônibus também. Sempre percebo alguma coisa engraçada, como aleatórios ficando de pé e começando a cantar sem motivo aparente ou rapazinhos tentando esconder que estavam lendo pornografia... =P

Camila Melo disse...

Só tome cuidado pra não perder o ponto, hein
[3]

É!! As vezes relaxa mesmo ainda mais quando vc tá de maresia e a conversa alheia tá até agradável!hehehe..vc acaba se sentindo menos só!xDDDDD

beeeeeeeeejo

Rômulo disse...

Inútil até pode ser, mas ficar num ônibus sem fazer nada é pior ainda.
compartilho da mesma "atividade" que você aline heheheh