quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Oficina em sala de aula - 19.09.2008

Histórias de relações individuais com a leitura, teoria, citações, agendas, broncas, crônicas primeiras com direito a rascunho na folha entregue, combinada a aula ao "ar livre", entrega dos resumos, exercício novo e beijinhos.

Como em toda aula, uma atividade inicial foi aplicada. Precisamos escolher histórias marcantes que envolvessem leitura. Algumas fofinhas, outras traumáticas, outras mais "prazerosas"... Depois de apresentadas, a profa Eliana comentou sobre a leitura na vida de cada pessoa, sobre como possíveis traumas da infância criam bloqueios na hora de produzir ou ler textos.

Depois, foram pedidas as citações já pedidas há semanas. Algumas muito interessantes. Baseado no texto Frases, Eliana exemplificou como é feita uma boa frase. Como desconstruir e reconstruir ou como o ritmo ajuda na hora de produzir boas frases.

Crônicas, mais uma vez! Eliana nos pediu uma "primeira crônica"... Nada de perfeição, apenas um texto produzido por nós com, talvez, um tema escrito na agenda. E entregue com o rascunho em outra parte do papel, nada de jogar fora a evolução do texto.

Combinamos, então, a aula fora do prédio. Pensamos no Aeroporto mas as aulas anteriores e as posteriores de alguns alunos seriam prejudicadas com a distância. Então, foi decidida a aula no Shopping Barra, por ser bem mais próximo.

Fim da aula: rodinha, palavras, todo mundo fazendo um "exercício" novo, beijinhos.

Nenhum comentário: