sábado, 27 de setembro de 2008

Oficina - Aula externa - 26.09.2008


Shopping, impressões, sentidos, livros, entrevistas, lanche, fotos e beijos públicos.

A aula foi externa, marcada no Shopping Barra. O encontro aconteceu às 9:10h e já saímos em busca de impressões, sentidos ou situações na dinãmica de chegada. Música misturada a ruídos, alguns cheiros, algumas cores, situações, gritos do nada e manequins verdes me chamaram a atenção e foram anotados. Rodinha para expor o que foi visto em plena seção infantil do Siciliano. Saímos, então, para a entrevista.

Saí num trio e foi feita a entrevista de um jeito bem formal, eu diria. Na volta, lemos crônicas enquanto o resto das pessoas não voltavam. Uma me chamou muita atenção, "Fazer nada" de Rubens Alves.

Todos juntos, ida à praça de alimentação. Contamos nossa entrevista, ouvimos as de todos. Dado o intervalo, foi providenciado um lanche. Na volta, comemos e ouvimos algumas considerações finais.

Eliana nos pediu algumas coisas para a próxima aula. Houve um sorteio de um livro e Ralph ganhou. Mesmo num lugar público e consideravelmente cheio, o ritual rodinha/palavras/beijinhos aconteceu. Até palminhas tentando discrição.

Nesse tipo de lugar, no intervalo de tempo em que estivemos lá, é possível perceber um efeito "pôr-do-sol". Chegando pela manhã, é notável o vazio, o distaciamento, os ruídos abafados mas poucos e, enquanto o tempo passa, as coisas se aproximam, ruídos aumentam e há pessoas por todo lado. Impossível não sentir a diferença entre o primeiro momento e o último dentro do shopping.

Um comentário:

Eliana Mara Chiossi disse...

Aline, lendo teu texto deu uma saudadezinha. Porque estava bom demais... Acho que mais do que uma aula externa, criamos um dia diferente, para sair de lá cheios de lembranças. Teu texto faz uma síntese objetiva e poética... Gostei!

Abracinhos felizes!