quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Pessoas



"Somos todos interessados em pessoas.

Está em nossos genes. Mesmo quando crianças preferimos olhar para um rosto humano do que para outra coisa qualquer. Existe algo em todos nós que nos induz a contatar àqueles a nossa volta. Estou expressando o mesmo impulso.

Quando era muito jovem, não passei tempo desenhando nada além de pessoas. Até a faculdade, de fato, dificilmente desenhei ou sequer pintei outra coisa. Uma vez na faculdade, fiz experimentos com outros temas, abstracionismo, naturezas mortas e desenhos estruturais.
Meus professores desencorajavam-nos a trabalhar com pessoas, pareciam pensar que a arte figurativa era uma forma morta e não vendável no mundo das artes.

Descobri, porém, que não apreciava outros temas de tal forma e que não tinha aquele sentimento de fluidez enquanto pintava ou de realização quando terminava. Não estava de todo conectado à imagem e ela não significava nada pra mim.

Ao formar-me na universidade, voltei-me diretamente à criação de imagens de pessoas e nunca mais retornei. Quando pinto alguém, existe um momento em que a pessoa no quadro passa a existir, algo acontece e ele (ou ela) está ali, realmente ali.

Esse é o momento pelo qual anseio e a recompensa que me mantém pintando."
Ian Strawn - Pintor americano.
Texto retirado da revista ZUPI. Ano 03, edição 10, p. 81.

Um comentário:

Camila Melo disse...

Adoreei o texto!

as pinturas tb estão lindas!!
Até hj eu espero vc me desenhar!!!

=]

Bejoooooo!