quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Sou ativista


Assistindo à proganda eleitoral esses dias, vi que os vereadores com menos tempo de falar sobre seus projetos escolhem um assunto ou problema, geralmente, ligado ao seu currículo ou sua experiência de vida. Não vou falar de política, até por que não sou tão boa nisso, nem criticar os "pobres vereadores" com tão pouco tempo para apresentar seus projetos. Só uso esse caso pra mostrar como as coisas funcionam: é comum ver que as pessoas só se interessam em resolver problemas que as atingem.

Geralmente, pessoas que sofrem por algum tipo de violência se interessam na segurança com mais avidez. Pessoas que lutam pra quebrar regras impostas pela ditadura da beleza, geralmente, são pessoas que não se encaixam muito bem nesse padrão. Quem pertece à camadas sociais ou etnias que sofrem preconceito é mais dedicado quando o assunto é ser contra a discriminação. A homofobia é vista como verdadeiro crime, na maioria das vezes, pelos gays...
E é disso que vou falar.

Eu sou heterossexual. Mas me considero uma ativista pela causa GLBT. Não falo com pretensão, nem digo que saio com camisetas sobre o assunto, nem nunca fui à Parada Gay (não por falta de vontade, mas por falta de tempo mesmo). Mas me considero ativista por que uma das coisas que mais me irritam é homofobia. É um absurdo tão imenso... Eu tenho consciência de que a homossexualidade não é escolhida (idéia errada passada há gerações que só piora a situação). Tenho pessoas próximas e muito queridas que são gays, sei o que acontece com elas, sei pelos problemas que passam e sempre pensei nisso, mesmo antes de conhecê-las.
Me irrita ver como as pessoas são paradas em relação a isso, como se não fosse da conta delas e o pior: como se fosse o caminho certo. Esse é o grande problema. Acredito que todos poderiam ser ativistas. Ativistas na consciência, jogando fora o comportamento preconceituoso. Já seria uma mudança imensa.

É triste e injusto ver pessoas como eu ou você deixando de lado suas vontades, seus desejos para satisfazer ideais de outras pessoas. Triste saber que muitos levam uma vida dupla por saber que isso provocaria um choque nos seus pais ou comentários maldosos de outros familiares, sendo que a família deveria ser seu maior apoio. Injusto saber que enquanto eu ando de mãos dadas com meu namorado por aí, fazendo carinhos nele quando me dá vontade, muitos não podem fazer o mesmo com seus parceiros com medo de agressões. Triste saber que mesmo se casando, eles não tem os mesmo direitos que qualquer pessoa teria.

Muitas coisas mudaram, é fato. Verdade que há anos atrás, não poderia existir uma manifestação como as Paradas Gays com milhares de pessoas participando, heteros e homos. É fato também que estamos prestes a assinar uma lei que criminaliza a homofobia e que em muitos países, já acontece o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Só falta uma boa parte das pessoas, principalmente por aqui nesse país, mudarem seu ponto de vista (até por que a sexualidade alheia não é nenhum partido pra ser aceito ou não; é preciso apenas respeitá-lo) e se tornarem ativistas também.

11 comentários:

Rômulo disse...

nada relacionado com o contexto do post mas, Aline cotinua postando seus desenhos, nossa são muito bons, posta alguns que não vi ainda *_*
bracnho Felizes (sim, gostei disso e estou te imitando Eliana) =D

Aline Barbosa disse...

huahauahauahauahau

Vou tentar... =P

Camila Melo disse...

Adoreei o texto!!e concordo plenamente!todos nós devemos ser ativistas..fazer a nossa parte e acabar com esse preconceito existente..=[

espero que isso um dia ainda mude!

beeejo!

chucky disse...

opa! primeiro retribuindo a visita ao meu!
hehehehehe

bom, gostei muito do texto...concordo!
e tbm sou um ativista nessa luta!
porem é uma luta ardua pois, nossa cultura, nossas leis, a religião os meios de comunicação e tantos outros...só dão força a essa farsa!
que não passa de mera hipocrisia e padrão de sociedade!

espero muito que mude! porem acho que muitos homosexuais deveriam entrar na luta tbm!
e deveriam ressaltar nas paradas gays, a consciencia e a reividincações de seus direitos, porque sinal num vai passar de um mero carnaval com sexo e bebedeira!

enfiiim!
é isso!

parabens pelo blog!
:D

Aline Dianna disse...

Posso ficar de pé e bater palminhas?

Nem tenho nada para comentar. Concordo com cada vírgula.

Aline Dianna disse...

Ah! Quase me esqueço!

(Respondendo o comentário) E nem é questão de preferir gatos a amigos. Só em momentos de choque =P

Henrique Monteiro Alive disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Henrique Monteiro Alive disse...

Nossa, que texto bem escrito.
Pois é, as pessoas teimam em fazer tempestade em copo d'água com algo que as vezes lhe é alheio.

Conheço uma pessoa que se prende, deixa de viver, simplesmente por causa de seus pais e o medo "do que os vizinhos podem falar se descobrirem". Realmente eu sinto muito por este meu amigo.

Sou, bi. Pai e mãe sabem. Não me deixam contar pro resto da família. Amigos meus sabem. Não sou de ficar com ninguém. Meu egoísmo nunca me deixa ficar junto de alguem de verdade. Mas um dia eu encontro a pessoa certa. :D

Enfim, o que eu não suportaria é deixar de viver a minha vida apenas por causa dos outros.

Mas aí vem a questão religiosa, que é uma coisa que atrapalha bastante.
Enfim, cada dia é uma fase da evolução desse assunto.
E é tudo questão de tempo.

De Beachbarengril disse...

Batendo palmas para as pessoas sãs que comentaram e para a autora do texto. Lindo desenho! Já ia perguntar se era do Gust, mas pelo visto és uma artista de mão cheia também. Parabéns.

Estudei por 8 anos em colégio adventista e escutei, desde a quinta série, comentários infelizes sobre a homossexualidade. Tentam lhe fazer uma lavagem cerebral. Chega a ser doentio a perseguição religiosa e "moral" das pessoas. É fato que é difícil compreender uma situação que não se vive, mas basta pensar mais um pouco, observar mais um pouco e viver mais um pouco para entender que, de mal, nada há nisso. O respeito deve existir sim, mas o verdadeiro. Não o falso respeito, onde se diz respeitar, mas se prega nas igrejas e nos lares com o termo aberração (para ser eufemista). A violência contra homossexuais ocorre sempre e nem sempre é divulgada. As pessoas não tomam partido - e já ouvi outras apoiando tamanha irracionalidade.

Concordo a respeito da parada gay, que é onde as pessoas voltam (algumas de maneira hipócrita) seus olhos para o grupo GLBT, precisar de um movimento mais intenso cm relação a direitos, para não virar uma festa qualquer sem sentido.

Humanos, como racionais, devem ser ativistas.

Fernanda Pedrecal disse...

Excelente texto! Você não só tem talento para desenho como para escrita também. Parabéns! ;)

Beijocas.

nan-sama disse...

Nem vou comentar muita coisa, você me conhece e sabe contra o que luto e o porquê.
Ótimo texto, Aline, espero que continue escrevendo e que me mande os links e que pare de achar que eu escrevo melhor que você. É.

Beijos, amor. ;;